Dicas para o 7 de setembro

Postado por: Amile Araujo em 05 set 2011 em Blog Brasil Turista

Um dos feriados nacionais mais esperados do segundo semestre está chegando: 7 de setembro.  A data tem essa característica por ser o primeiro feriado pós-férias, sendo habitual para descanso depois do mês relativamente longo de agosto.  Pensando nisso, o Brasil Turista tomou a iniciativa de relembrar o significado e a importância deste dia, e indicar opções bem interessantes para quem ainda está em dúvida sobre o que fazer e pra onde ir.

“Independência ou morte!”

O ano de 1822 foi intenso na história do Brasil. Em 9 de janeiro, Dom Pedro I proclamava: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.”; após receber uma carta da Corte de Lisboa que exigia seu retorno para Portugal e visava a recolonização do Brasil.

Foi então que o futuro imperador do Brasil caminhou rumo à independência: convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, determinou que nenhuma lei de Portugal entraria em vigor sem sua aprovação,  e dentre outras ações conclamou o povo a lutar pela independência.

Mas a Corte portuguesa não consentiu com a resposta negativa de Dom Pedro, enviou outra carta anulando a Assembléia e determinou novamente sua volta imediata.

E foi no paulistano rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822 que Dom Pedro I ergueu sua espada e bradou: “Independência ou Morte!”.  E em dezembro daquele mesmo ano, tornava-se o primeiro Imperador do Brasil.

Quadro Independência ou Morte, mais conhecido como O Grito do Ipiranga


E assim ficou marcado no calendário histórico 7 de setembro como dia que o Brasil deixou de ser colônia portuguesa, o dia da Independência ou o dia da Pátria. E para celebrá-lo inúmeras comemorações são realizadas em todo o Brasil, assim como os desfiles cívicos e militares. Em São Paulo, o desfile ocorre no Sambódromo do Anhembi; já no Rio de Janeiro as ruas do centro são reservadas para as comemorações; em Belo Horizonte o desfile é realizado na Avenida Afonso Pena; na capital Aracaju, a Rua Barão de Maruim se torna o palco onde os sergipanos comemoram a data e o mais famoso ocorre na Esplanada dos Ministérios em Brasília.

Desfile Cívico-militar – Brasília/ DF

 

Desfile de 7 de setembro em Brasília


Todo o ano, a Esplanada dos Ministérios recebe um evento belíssimo e gratuito que toma todo o Distrito Federal de verde-amarelo. O desfile cívico-militar em comemoração ao 7 de setembro, em 2010 teve como o tema “Viva o Brasil que existe em cada um de nós.”, homenageando todos os estados brasileiros com dança e música. Cerca de 30 mil pessoas prestigiaram as atrações que contaram também com os militares e seus batedores, uma pirâmide humana e a Esquadrilha da Fumaça,  não esquecendo do desfile à carro aberto do Presidente da República. No ano de 2009 por ser o ano da França, o presidente francês Nicolas Sarkozy participou da festa convidado pelo Lula, Presidente da época.

 

Sarkozy e Lula assistindo o desfile de 7 de setembro na esplanada dos Ministérios

 

E opções de hospedagem para quem quer conferir o desfile são o que não faltam, existem aproximadamente 220 hotéis de acordo com o SEBRAE/DF. Há muitas coisas extraordinárias pra serem visitadas na cidade arquitetada pelo mestre Oscar Niemeyer, antes ou depois do desfile. Brasil Turista recomenda o Palácio do Itamaraty, Congresso Nacional, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Teatro Nacional Cláudio Santoro entre tantas outras.

 

Palácio do Itamaraty – Foto: MTur

 

Congresso Nacional – Foto: MTur

 

Teatro Nacional Claudio Santoro

 

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

 

No site da Administração Regional de Brasília, tem os horários e os dias de visitação destes e de mais outros locais turísticos. http://www.brasilia.df.gov.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=9313

 

Vale à pena conferir…

 

 

 

Compartilhe:

Amile Araujo

Blogueira de turismo

Comentarios Facebook:

leave a comment