Dia 12 de outubro é uma data muito significativa e especial no país, pois além de ser o dia das crianças, é também o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Nesse dia a cidade de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, recebe mais de 200 mil romeiros vindo de todos os pontos do Brasil e do mundo. Tornando-se uma das cidades mais movimentadas do país. Os religiosos chegam para participarem de missas que são realizadas durante todo o dia,  agradecer preces atendidas, participar de shows católicos,  homenagear a Santa e também para visitar a cidade.

Romeiros assistem a missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Romeiros assistem a missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Vamos conhecer um pouquinho da história do surgimento da Santa e da sua importância para o mundo católico, do Santuário dedicado a ela e alguns pontos turisticos que o romeiro pode visitar após as suas orações.

 

Surgimento de Nossa Senhora Aparecida

O rio Paraíba, foi palco do aparecimento de uma devoção que tomou conta de todo o Brasil.

A origem de toda essa devoção começou em 1717, com a descoberta da imagem da santa negra encontrada por três pescadores no rio Paraíba do sul.

Os pescadores jogaram a rede no rio, e veio à imagem sem a cabeça, depois jogaram a rede novamente e tiraram do rio a parte da cabeça que faltava, que se encaixou perfeitamente ao corpo. E assim, recebeu o nome de Nossa Senhora da Imaculada Conceição ‘Aparecida’ por ter aparecido nas águas do rio.

Pescadores acham Nossa Senhora Aparecida

Pescadores acham Nossa Senhora Aparecida

A imagem feita de terracota foi levada para casa de um dos pescadores, e assim começou a ser visitada pelos vizinhos que passou a se reunir para orar pela Nossa Senhora Aparecida, que passaram a atribuir milagres a santa.

 

O Santuário

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, também chamado de Basílica, se localiza na cidade de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo. A cidade recebe anualmente milhões de visitantes de toda parte do mundo, é um dos principais destinos turísticos do estado, a cidade vive em torno da devoção a padroeira do Brasil e se orgulha por abrigar o maior santuário dedicado a Nossa Senhora e o segundo maior templo católico do mundo.

Basilica nova de Nossa Senhora Aparecida

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

O templo tem quatro naves em forma de cruz. É onde fica a imagem da Santa. Com capacidade para até 75 mil pessoas, a Basílica foi consagrada pelo Papa João Paulo II em 1980, e quatro anos depois se tornou Santuário Nacional.

Além, do Santuário Nacional há outros pontos de fé, oração e lazer que o visitante pode conferir.

 

Pontos turísticos de Aparecida do Norte

 

Morro do Cruzeiro

Ponto de Peregrinação do Município, marcado por esculturas que representam as estações da via Sacra, obras do artista Adélio Sarro. Um dos mai belos atrativos da cidade, de onde se tem uma magnifica vista do Santuario Nacional.

 

Memorial Redentorista

Criado em 1910, o Memorial Redentorista resgata a história desta importante missão de fé, abrigando um museu.

 

Basílica Velha

Marco religioso da cidade, a igreja, construída em 1745, em estilo barroco foi a primeira a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

 

Passarela da Fé

Inaugurada em 1972, é ponto de visitação obrigatório na cidade.

 

Igreja de São Benedito

Palco de uma das mais tradicionais festas religiosas do Vale do Paraíba, a igreja em homenagem ao padroeiro da cidade é também um centro de manifestações folclóricas e históricas.

 

Teleférico

Liga a parte baixa onde está localizado o Santuário Nacional à parte alta onde está localizada a Basílica Velha e vice versa.

 

Aquário de Aparecida do Norte

Com diversos tanques com espécies tanto de água doce quanto salgada, o aquário conta inclusive com uma piscina de tubarões que podem ser tocados pelos visitantes.

 

Porto Itaguaçu

O local marca o ponto, no Rio Paraíba do Sul, onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717. O visitante pode ainda fazer um passeio de barco pelo rio.

 

Viva a Nossa Senhora Aparecida !!!

 

Compartilhe:

Fran Araujo

Fran Araujo

Blogueira de turismo

Comentarios Facebook:

leave a comment