Partindo de Recife sentido litoral sul, chegamos a Tamandaré, lugar que reserva as praias mais desertas e calmas do estado de Pernambuco. Local de encontro das águas escuras do Rio Formoso com as águas cristalinas do mar, todas praias são emolduradas por coqueiros e repletas de piscinas naturais. São 5 praias: Campas, Boca da Barra, Pontal do Lira e Praia de Tamandaré e a mais famosa, Praia de Carneiros.

Praia de Carneiros - Mar de tons de verde e azul turquesa

Praia de Carneiros – Mar de tons de verde e azul turquesa

Carneiros é considerada uma das mais belas do Brasil, sua paisagem selvagem e rústica atrai muitos turistas, a grande maioria vem de Porto de Galinhas, vizinha a Tamandaré, que chegam até lá através de passeios de barcos e catamarã. Carneiros é maravilhosa, um cenário deslumbrante! Mar de tons de verde e azul, de água morna e calma, areia branquinha e fofa, piscinas naturais e cercada por mangues e coqueirais, como se tudo isso já não desse o ar de paraíso, a praia ainda conta com uma igrejinha em homenagem a São Benedito, construída no século XIX, bem na beira do mar. A praia conta com 6 grandes restaurantes na orla que oferecem pratos variados, porém a grande maioria é a base de frutos do mar.

Praia de Carneiros -  a mais famosa de Tamandaré

Praia de Carneiros – a mais famosa de Tamandaré

Diversas belezas submarinas – bancada de corais, peixes coloridos e naufrágios – convidam os turistas para o mergulho. Os melhores meses para a prática são janeiro e fevereiro, pois a visibilidade chega a 20 metros. Os mergulhos vão desde o conhecido batismo em águas rasas, até os mais profissionais a profundidades de 20 a 25 metros, todos com instruções de um orientador. As piscinas naturais da Praia de Tamandaré encontram-se há apenas 500 metros da praia , excelentes para prática de mergulho livre.

Piscinas naturais na Praia de Tamandaré

Piscinas naturais na Praia de Tamandaré

Na cidade encontramos a Reserva Biológica de Saltinho, uma das reservas biológicas mais importantes de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro onde é possível encontrar vários exemplares de fauna e flora, dentro da reserva encontra-se a Cachoeira do Bulha D’água, ela já foi uma grande fonte de água mineral, e hoje ainda preserva águas límpidas com três quedas o que atraem o turista.

O cenário paradisíaco convida a ser desbravado, a dica é fazer alguns passeios em Tamandaré. Existe diversas opções, como o passeio de barco até à ilha de Santo Aleixo, à ilha do coqueiro solitário e pelo Rio Formoso.

Ilha de Santo Aleixo

Ilha de Santo Aleixo

Apesar de ser uma cidade pequena, Tamandaré possui uma boa infraestrutura turística, não possui os luxuosos resorts da sua vizinha Porto de Galinhas, mas oferece excelentes pousadas.

Compartilhe:

Fran Araujo

Fran Araujo

Blogueira de turismo

Comentarios Facebook:

leave a comment